Quando falamos em Puerto Iguazú pensamos em Cataratas argentinas, Duty Free e bar de gelo e, basicamente, é isso mesmo.

As agências de turismo vão te vender dois passeios principais, o passeio às Cataratas e o city tour por Puerto, além disso algumas agências cobram R$15, outras cobram R$30 reais para te levar até Duty Free Shop, mas a minha dica é que alguns hotéis te levam de graça, isto mesmo, 0800, então pesquise bem.
O city tour por Puerto Iguazú começa em lojas de degustação de produtos locais, como doce de leite e passa por uma loja de vinhos, depois você janta em um restaurante com um cardápio “reduzido” para quem vai com o grupo. Eu achei que valeu a pena a loja de vinhos porque comprei umas garrafas bem em conta e até o espumante saiu mais barato.
A parte mais legal do passeio, em minha opinião, é o Ice Bar, que, na verdade, não tem absolutamente nada de diferente dos outros bares de gelo que você já visitou no mundo. Mas eu gosto de frio e de tomar uns licores no copo de gelo… 😛

O Duty Free vale a pena se você não quiser ir até o Paraguai, porque encontrei as coisas mais em conta em Ciudad del Este, mas como ficaram faltando alguns itens de maquiagem, acabei encontrando no Free Shop de Puerto Iguazú.

E o passeio mais esperado é ver as Cataratas do lado argentino que, em minha modesta opinião (não esqueçam que falo o que penso, mas gosto não se discute), é mais legal do que o lado brasileiro. Deixa eu explicar, do lado brasileiro você vê as quedas de baixo , já do lado argentino você vê a quantidade e a força da água que vai cair. Na realidade não dá para explicar, só quem vê pessoalmente que vai entender o que estou falando.


Outra diferença é que do lado brasileiro você pega um ônibus para andar pelo parque e pode descer nos pontos das trilhas, do passeio de barco ou das Cataratas. Tem tudo explicadinho neste post.

No lado argentino você pega um tremzinho que te leva até o começo das passarelas e aí você pode fazer várias trilhas, das mais leves as mais extensas, mas o caminho mais curto já é bem grandinho, porém a paisagem é tão linda que a gente nem percebe o quanto já andou.

No lado argentino das Cataratas também tem um restaurante que você paga um valor e come o quanto quiser.

Assim como falei no post sobre Foz do Iguaçu, se você pretende ir por conta própria para a Argentina, faça o seguro carta verde pela internet ou, antes de passar na fronteira tem uma casa com uma faixa enorme escrito Carta Verde. E na fronteira argentina eles realmente te param e você pode perder um tempinho preenchendo os formulários.
Para quem quiser ver como é o passeio de barco para tomar um banho nas águas geladas das Cataratas do Iguaçú é só assistir ao vídeo abaixo: