Dólares

Sempre que se planeja uma viagem internacional, há uma preocupação quanto ao câmbio. É uma dor no coração quando a gente junta as economias para a tão sonhada viagem e na hora de comprar a moeda estrangeira, vemos aquele dinheiro todo virar quase nada. Existem algumas maneiras de economizar na compra de dólares quando se planeja uma viajem para fora. Nesse post vou focar nos Estados Unidos, porque foi onde gastamos os nossos dólares.

image1

Além de cotar as taxas em diferentes casas de câmbio e bancos, entenda que se você comprar aos poucos, vai tirar proveito da variação cambial e o risco de acabar comprando todos os seus dólares a uma taxa absurda nas vésperas da viagem é menor.

Outra maneira de economizar é comprando dólares antigos, os famosos dólares-cabecinha. Os dólares-cabecinha são notas antigas que estão sendo tiradas de circulação dentro dos Estados Unidos. Notas antigas podem sair por até R$0,40 mais baratas por dólar. A economia vale a pena. Mas entenda, essas notas apesar de serem aceitas em vários estabelecimentos geralmente são rejeitadas em outros países, então essa dica é só para os EUA mesmo, ok?

image4
A rara nota de $2. Se der a sorte de conseguir uma, guarde-a!

Por se tratarem de notas mais antigas alguns estabelecimentos se negam a recebê-las por medo de falsificação, uma vez que essas notas possuem menos pontos de segurança. A desconfiança é ainda maior se as notas estiverem bem conservadas. Se você não quiser correr o risco de ter seu dinheiro rejeitado, troque as notas antigas em qualquer banco dentro dos EUA, é rápido e fácil.

No entanto, encontrar essas notas no Brasil não é tarefa muito simples, a maioria das casas de câmbio não as vende oficialmente. Geralmente você precisa ir lá pessoalmente e deixar seu telefone, caso apareça alguém querendo vendê-las, a casa compra e te revende. Tenha em mente que notas compradas desta maneira não tem recibo emitido, então se assume um risco. Das vezes que viemos para cá a maior parte dos nossos dólares era antigo, e nunca tivemos nenhum problema.

Cartão de crédito/débito

Muitas transações nos EUA são feitas através de cartão de crédito. Você vai precisar dele quando fizer reservas de hotel e carro, por exemplo. E você geralmente pode pagar em dinheiro nessas situações também.

Mas quando o assunto é desconto, usar seu cartão brasileiro pode trazer bastante dor de cabeça. O IOF e a taxa de conversão do cartão podem encarecer a sua compra e fazer o desconto não valer nada a pena. A Barbara falou sobre usar o cartão de crédito para juntar milhas nesse post aqui. É preciso considerar suas alternativas com atenção e ver o que funciona melhor para você.

Quando viemos para os EUA, fomos visitar alguns parques de Orlando. Os ingressos de alguns parques saem mais baratos se comprados online com cartão de crédito. Mas então como aproveitar os descontos sem ir a falência?

image3

Essa dica não encontrei em blogs de viagem como gostaria, mas foi por curiosidade mesmo e passo aqui para que você tenha menos trabalho de pesquisar do que eu tive. Vamos lá:

Compre cartão pré-pago. Não estou falando desses cartões de viagem que você compra e paga IOF para recarregá-los ainda no Brasil, os Travel MoneyCards. Aqui nos EUA toda farmácia ou loja grande vende cartões pré-pagos da bandeira VISA com valores pré-determinados ($25, $50, $100, 150$, $250, $500 por exemplo) ou com o quanto quiser. Cada Prepaid Visa Card custa $5 e você pode comprar quantos cartões precisar. Existem também os cartões recarregáveis, mas geralmente é cobrada uma pequena taxa (em média $7) deduzida a cada recarga mensal. Nesse site você fica sabendo onde encontrá-los.

Esses cartões são aceitos em todos os lugares e ninguém te olha feio, já que aqui todo mundo usa cartão. Você pode verificar o saldo ligando para o número atrás do cartão ou pelo site. Se o saldo for insuficiente para uma compra você sempre pode pagar parte em espécie. Sem contar que é muito mais seguro andar pelas ruas com pouco dinheiro.

Diferente do Brasil, nunca vi por aqui descontos maiores por usar dinheiro ao invés de cartão, então pode usar sem preocupação. No próximo post vou falar um pouco mais sobre como usá-lo para economizar nas compras.

Anúncios

Um comentário sobre “Dólares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s