Brasília

Brasília, a capital do Brasil. Não dá para pensar em Brasília sem pensar em corrupção. Muitos brasileiros não tem interesse em conhecer a própria capital por causa de todos os escândalos que vemos diariamente, contudo encorajo vocês a conhecerem Brasília. A capital federal tem muita história para contar e, como disse Edmund Burke, um povo que não conhece a própria história está condenado a repeti-la.

DSC05575

O Congresso Nacional fica aberto todos os dias para visitação, inclusive nos finais de semana e feriados. Consulte o site do Congresso para maiores informações porque em alguns dias é preciso agendar e outros dias não. A visitação é gratuita e pode ser guiada. Não pode entrar vestindo roupa curta, bermuda, camiseta e chinelo.

DSC05587
Discurso de JK na entrada do Congresso Nacional
DSC05617
Salão Verde, a entrada para a Câmara dos Deputados
20140417_110918
Câmara do Deputados

A Câmara dos Deputados é a casa do povo, com 513 deputados federais eleitos pelo sistema proporcional. É a copa voltada para cima. Curiosidade: não existem cadeiras suficientes para todos os deputados, são apenas 396 assentos.

Já o Senado Federal é a casa dos estados, com 81 senadores eleitos pelo sistema majoritário, os mais votados ganham. É a copa voltada para baixo.

DSC05653
Senado Federal

As duas torres centrais são escritórios, uma pertence à Câmara e a outra, ao Senado. Embaixo do Congresso existem túneis que ligam prédios anexos às casas legislativas.

DSC05630

Para visitar  o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Itamaraty consulte o site de cada órgão, pois cada um tem dias certos para visitação e alguns exigem agendamento.

Mas Brasília não vive só de política, existem outros prédios e monumentos a serem visitados como Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, obra de Oscar Niemeyer, que é linda por dentro e por fora.

DSC05538
Catedral Metropolitana

DSC05542

DSC05546
Missa na Catedral Metropolitana

O Memorial JK é bem grande e conta com objetos de Juscelino, como roupas, óculos e o carro usado na inauguração de Brasília, a réplica de sua biblioteca e também um mausoléu com seus restos mortais. O memorial conta a sua história de vida, o período presidencial e a construção de Brasília. A entrada é paga e funciona de terça à domingo.

 

DSC05680
biblioteca de JK

Estes são alguns lugares dentre muitos pontos a serem visitados em Brasília. Muda a nossa visão do país e da nossa história, ver pessoalmente é diferente do que apenas ler nos livros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s